01 agosto 2014

ACT deixa de inspecionar acidentes de trabalho e doenças profissionais na administração pública


Uma notícia divulgada ontem dá conta que a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho - “ …serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em todo o território continental através do controlo do cumprimento do normativo laboral no âmbito das relações laborais privadas e pela promoção da segurança e saúde no trabalho em todos os sectores de atividade públicos ou privados” vai deixar de inspecionar os acidentes de trabalho e as doenças profissionais nos serviços da Administração Pública, passando por estranho que pareça, estas competências em matéria de inspeção do cumprimento das regras relativas às condições de saúde e segurança no trabalho no sector, bem como dos acidentes e doenças profissionais, para a Inspeção-Geral de Finanças e para as inspeções ministeriais existentes". 

Não entendemos como é que se passam competências desta natureza de uma entidade que se encontra dotada de técnicos especializados para atuarem na área da SST, para a IGF ou para as inspeções ministeriais – quais? – as quais não terão quaisquer técnicos minimamente preparados para o efeito?

Mais um “ salto qualitativo” a registar, no nosso país, em matéria de melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho. Depois da Portaria que consagra a promoção e a vigilância da saúde de trabalhadores pelos serviços integrados no SNS, é caso para dizer: " que só nos faltava esta!".
 
 
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