29 abril 2014

28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Assinalou-se ontem o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, um dia em que todos falam desta temática... e em que no resto dos dias do ano parece esquecida...
 
Todos os blogues, todas as redes sociais, todos os profissionais e entendidos dedicam o seu tempo a este assunto... como se a Segurança e Saúde no Trabalho fosse algo em que apenas é lembrada neste dia.
 
Nós, neste blogue, não vamos enfatizar a importância do Dia, até porque a Segurança e a Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras deve ser uma PREOCUPAÇÃO E UMA PRIORIDADE DE HOJE E DE TODOS OS DIAS DO ANO!
 
Dedicamos, pois, um minuto de profundo silêncio por todos os Trabalhadores e Trabalhadoras que perderam a sua vida no trabalho ou que contraíram uma doença profissional pela simples razão de terem de trabalhar para Viver.
 
Parece-nos que não é um dia feliz.... mas sim de Luto.....

17 abril 2014

Como estruturar uma Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho


E porque vai começar uma nova Campanha Europeia de SST, nunca é demais relembrar que a EU-OSHA disponibiliza uma ferramenta extremamente útil que nos permite estruturar uma campanha de SST de uma forma rápida e eficaz.

Assim, a Agência Europeia para a SST disponibiliza, no seu site, esta mala de ferramentas que ajuda à estruturação de campanhas desta natureza, fornecendo exemplos práticos que podem ser seguidos.

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde do trabalho criou este instrumento para fornecer um Guia passo-a-passo de como programar e executar campanhas de prevenção eficazes.

Aceda à ferramenta neste Blog.

 

16 abril 2014

Relembrar os Acordos sobre Assédio e Violência no Trabalho e Stresse no Trabalho


E porque o tema da próxima Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» é sobre o stresse e riscos psicossociais, relembramos neste Post os Acordos – Quadro sobre o Stresse no trabalho e sobre a Violência no Trabalho elaborados no âmbito do Diálogo Social Europeu.

É indiscutível que os locais de trabalho se encontram a atravessar fortes mudanças devido à utilização de novas tecnologias, materiais e processos de trabalho, com alterações significativas ao nível da conceção, organização e gestão do trabalho que podem criar novas áreas de risco suscetíveis de gerar um uma grave deterioração da saúde mental e física.

Segundo um Relatório da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, os principais riscos psicossociais encontram-se intimamente relacionados com novas formas de contratos de trabalho, insegurança no trabalho, intensificação do ritmo laboral, exigências emocionais elevadas, violência no trabalho e a difícil conciliação entre a vida profissional e a vida familiar. 

É, pois, evidente que as transformações na organização do trabalho têm tido uma incidência profunda nos problemas de saúde no trabalho e, em termos mais globais, no bem-estar dos trabalhadores, sendo que os riscos psicossociais, como sendo a violência no trabalho, o assédio moral, o stresse relacionado com o trabalho, são fenómenos cada vez mais frequentes e associados ao trabalho.

Tendo presente esta realidade e, após a identificação da necessidade de uma ação conjunta sobre estas matérias, os Parceiros Sociais no âmbito do Diálogo Social Europeu, assinaram em 2004 um Acordo – Quadro sobre Stresse no Trabalho, tendo retomado a problemática dos riscos psicossociais, em 2007 com a assinatura de um Acordo – Quadro sobre Assédio e Violência no Trabalho, por serem fenómenos considerados nos planos internacional, europeu e nacional como uma preocupação tanto dos trabalhadores como dos empregadores.

O Acordo sobre o stresse (2004), relembramos, visava «aumentar a consciencialização e o conhecimento que empregadores, trabalhadores e dos seus representantes acerca do stresse no local de trabalho e chamar a atenção para os sinais suscetíveis de revelarem a existência de problemas de stresse no trabalho.».

O Acordo sobre a violência no Trabalho (2007) visava “ prevenir e, sempre que necessário, gerir problemas de intimidação, assédio sexual e violência física no local de trabalho. Condena todas as formas de assédio e violência e reitera a obrigação dos empregadores de protegerem os seus trabalhadores contra este tipo de ocorrências.”


 
 
 

Campanhas «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis»


 
Este Post destina-se a revisitar as diversas campanhas europeias de SST lançadas pela EU-OSHA.
 
A decorrer desde 2000, as Campanhas «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» (anteriormente eram conhecidas como «Semanas Europeias para a Segurança e Saúde no Trabalho») são uma das principais ferramentas da EU-OSHA destinadas a sensibilizar para as questões relacionadas com a segurança e a saúde no trabalho.

As Campanhas têm atualmente uma duração de dois anos e contam com a participação de centenas de organizações de todos os Estados-Membros da UE.

A EU-OSHA produz informação, guias práticos, ferramentas e material publicitário que são disponibilizados a título gratuito e traduzidos em mais de 20 línguas europeias.
 
A EU-OSHA também presta apoio a empresas e outros organismos dispostos a organizar eventos de sensibilização.

 
 
 
 

Nova Campanha Europeia para a SST


A Campanha da EU-OSHA exorta empregadores e trabalhadores a enfrentar juntos o stresse relacionado com o trabalho
 
O stresse é o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho mais frequentemente reportado na Europa e aponta-se que, juntamente com outros riscos psicossociais, representa mais de metade (5060%) de todos os dias de trabalho perdidos.
 
Um mau ambiente de trabalho em termos psicossociais pode ter consequências negativas extremamente graves na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
 
Por esta razão a Agência Europeia SST decidiu lançar esta Campanha com o grande objetivo de prestar apoio e orientação aos trabalhadores e empregadores na gestão do stresse e dos riscos psicossociais relacionados com o trabalho, promovendo a utilização de ferramentas práticas para facilitar esse processo.
 
A Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2014-2015 tem pois por objetivo ajudar as organizações na gestão dos riscos psicossociais.
 
O lançamento da Campanha ocorreu em Bruxelas no passado dia 7 de abril, sendo que em Portugal está marcado para o próximo dia 8 de maio.
 
 
 
Importa que estes materiais cheguem ao maior número de destinatários possível, por isso Todos Juntos devemos promover a sua divulgação.....